Emmaus-Nicopolis

Emaús Nicópolis

O lugar aonde Jesus partiu o pão

Situada no cruzamento das rotas de acesso a Jerusalém, e das rotas que ligam o norte e o sul, sobre o solo fértil da planície de Séfela, a cidade de Emaús foi qualificada na Antiguidade como “lugar de águas deliciosas e de estância agradável”. O nome de Emaús provém da palavra hebraica “Hamot”, que significa “fonte ou águas quentes”. No século III d.C., a cidade recebe um novo nome e se chama Nicópolis, que em grego significa “a Cidade da Vitória”.

História Antiga

A história de Emaús é muito rica, e está marcada pela passagem de numerosos conquistadores e personagens ilustres. Na Bíblia, o livro de Josué explica como o sol e a lua se pararam sobre o vale vizinho de Aialom, enquanto que Israel lutava contra os seus inimigos. Em 165 a.C., Judas Macabeu obteve aqui uma vitória importante contra as tropas gregas de Nicanor, abrindo assim o caminho a Jerusalém e permitindo aos judeus a purificação do Templo e a restauração do culto divino, acontecimento que se comemora a cada ano na festa judaica de “Hanuca”.

Lá pelo ano 30 d.C., a cidade de Emaús, destruída pela invasão romana, se converte num vilarejo pequeno, e é o lugar do encontro de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, que o reconhecem no momento em que ele parte o pão. Doravante «o Cristo brilha mais que o Sol sobre todos os seres. Para nós se instaura um dia de luz eterno: a Páscoa mística» (São Hipólito).

No século III a cidade foi reconstruída pelos romanos e uma comunidade cristã surgiu aqui.

O Evangelho segundo São Lucas 24,13-35:

E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém cento e sessenta estádios, cujo nome era Emaús; E iam falando entre si, de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles, falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles: Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes ?

E, respondendo um, cujo nome era Cleófas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus o nazareno, que foi varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo:E como os principais dos sacerdotes, e os nossos príncipes, o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que, também, algumas mulheres, de entre nós, nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive: E, alguns dos que estavam connosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim, como as mulheres haviam dito; porém a ele não o viram.

E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas, e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo : Fica connosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze e os que estavam com eles; Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão.


Sítio Arqueológico

1. Basílica bizantina (séculos V-VII), que foi reconstruída menor pelos Cruzados (século XII).

2. Inscrição grega.

3. Abside sul com capela de relicário.

4. Capela baptismal (séculos V-VI).

5. Ruínas da Basílica Norte (séculos V-VI).

6. Amostras de mosaicos (século V-VI).

7. Pedreira antiga.

8. Zona de sepulturas antigas.

9. Amostras de mosaicos (século V-VI).

10. Casa do Bispo de Nicópolis.

Um lugar de peregrinação

No período bizantino, Emaús-Nicópolis se transforma numa importante sede episcopal. Duas basílicas são construídas aqui entre os séculos IV e V, no lugar do encontro de Jesus com os seus discípulos. Destruído pelas invasões persa e árabe no século VII d.C., o santuário de Emaús será reconstruído pelos cruzados no século XII. Infelizmente, com a partida dos cruzados, o santuário fica abandonado e a presença cristã desaparece de Emaús. É somente em 1878 que, seguindo a iniciativa da Santa Mariam de Belém, as irmãs carmelitas adquirem o terreno e as peregrinações a este lugar recomeçam de novo.

As excavações arqueológicas que se realizaram em 1880-1888, em 1924-1930, e em 1994-2005, tem descoberto as ruínas de duas imponentes basílicas bizantinas com belos mosaicos e o batistério, bem como as ruínas da capela dos cruzados.

Você é convidado também a visitar o prédio que está sobre a colina, construído nos anos 1930 pelos Padres de Betharram, aonde se encontra o museu que contém os mais belos mosaicos do sítio arqueológico, e também a capela da Comunidade das Beatitudes, que reside neste lugar desde 1993.

A Comunidade das Beatitudes.

A partir de 1993, a Igreja confiou à Comunidade das Beatitudes a animação espiritual e a guarda deste lugar. A Comunidade das Beatitudes é uma comunidade católica de origem francesa, fundada em 1973 por Efraim Croissant, e ela nasceu do movimento da Renovação Carismática. É uma comunidade de homens e mulheres, composta por leigos e sacerdotes, famílias, pessoas solteiras e consagrados. O nome da Comunidade provem das Palavras de Jesus no Sermão da Montanha : “Bem-aventurados os pobres em espírito...”. A presença da Comunidade em Israel quer contribuir à reconciliação e ao conhecimento mútuo entre cristãos e judeus por meio do estudo e da oração. A Comunidade acolhe a todas as pessoas que desejam visitar e orar neste lugar.

Nosso endereço:

Emaús Nicópolis, Cruzamento de Latrun, perto de Parque Canada, Israel.

tel. +972 8 925 69 40 (+972 52 356 20 71), fax : +972 8 924 65 69,

email: emmaus@beatitudes.org

www.beatitudes.org